quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O parto! 39 sem e 4 dias



Descrição das fotos: são três fotos que estou de perfil para mostrar o tamanho da barriga. Nas três eu uso um top e estou com a mão na cintura. Estou sorrindo em todas. São fotos de 37, 38 e 39 semanas.

No dia 30 eu ainda tentei dormir.  No fim da gravidez eu sofri de insônia...  E não foi pouco.  Cheguei a assistir vários episódios de séries, filmes, joguei muito candy crush e candy crush soda.  Cheguei ao fundo do poço: joguei bingo pela internet!  Tudo culpa da insônia miserável que eu tinha!  Ia deitar e não conseguia dormir.  Dormia e acordava um pouco depois...  E assim foi o fim da gravidez. E na minha última noite grávida não podia deixar de ser assim...  Deitei.  Tentei dormir.  A internet começou a cair e voltar...  Nem dava pra distrair vendo um filme ou série.  Nem dava pra jogar BINGOOO!!!  Se eu imaginasse que logo poderia estar com o Rodrigo nos braços, aí o sono ia embora mesmo!
Resolvi que ia ficar na sala vendo TV.  Obriguei o Rafael a ficar comigo.  Sentei na bola de pilates e lá fiquei.  O Rafa acabou indo pro quarto pra fazer a Rebeca e o Francisco dormirem, pq sozinhos eles ficam pulando na cama.  E eu fiquei assistindo Polícia 24 horas kkkk
Quando ele saiu eu estava lá!  Sem sentir nada...  Ai, que saco...  Eu tinha sono.  Estava morrendoooo de sono, mas não conseguia dormir.  Sentia leves cólicas.  Não achei que deveria chamar ninguém, pq sabia que tudo poderia parar...  Eu não queria exame de toque, então não adiantava avisar!  Ficamos conversando e eu pensei que poderia ser melhor aquecer a água da piscina, pq se eu entrasse em TP ela já estaria quente kkkk. (Não me perguntem os números da mega sena.  Nunca acertei nada kkkk).  Rafa começou a esquentar as panelas com água.
Essa madrugada do dia 31 estava frio.  Eu não sentia frio, mas o Rafa estava reclamando, então significa que realmente estava frio..A a casa estava toda fechada.  Eu sentia calor, muito calor!  Tudo estava apagado, menos a luz da cozinha.  A TV ligada no filme Os Intocáveis.  Eu nunca tinha assistido, mas não conseguia me concentrar.  Lá pelas duas e pouco da manhã eu senti uma baita dor de barriga.  Corri no banheiro.  Diarreia!  Sim!  Eu ia entrar em TP!  Fui tomar um banho depois e as contrações começaram a vir! Obaaaa!  Vou entrar em TP!  Fiquei um tempão no chuveiro, pq se as contrações apareceram, então elas tinham que continuar.  Fiz um toque e não senti muita coisa kkkk. Mas tinha uma "coisa" macia.  Imaginei que era a bolsa.  Percebi que tinha boa dilatação e, o que parecia o colo, estava fino e mole.  Mas a cabeça dele eu não sentia.  Ele estava com as costas para meu lado direito, igual Francisco ficou...  Eu sabia que ele precisava girar, mas quem disse que ele queria?  Ele se mexia pra caramba, mas confortavelmente do lado direito!
Enfim eu saí do banho e deitei no sofá. Seria melhor avisar a equipe agora? Passou uns dez minutos e não tive nenhuma contração!  Que droga!  Cadê as contrações?  Eu não ia entrar me TP?  E a piscina sendo aquecida?  Ia esfriar?  Quis tomar um Sorvete.  Comi meia caneca e aquilo começou a me irritar!
Antes de continuar eu preciso abrir um parênteses aqui!
Essa gestação foi bem conturbada!   Muita coisa aconteceu!  Começou uma gravidez de gêmeos.  Minha felicidade era sem fim!  Mas com 9 semanas e 1 dia um dos bebês morreu.  Na época eu usei o termo "parou de se desenvolver", mas a real é que ele morreu mesmo.  O pânico se instalou!  Se um embrião/feto morre até 12 semanas geralmente é pq ele é inviável, não sobreviveria ao nascimento, não tem alguma formação vital nem para o crescimento intrauterino. E se o outro embrião fosse idêntico?  Se fosse, ele iria morrer tbm...  Uma sema depois eu fui fazer um usg.  Já estava me preparando para não ver ele vivo.  Mas ele estava lá vivo e se mexendo muito!  E o outro estava lá no cantinho...  Paradinho... Nesse mesmo dia de noite eu comecei a sangrar.  Sangrei um monte!  Fiz um toque e senti o colo fechado e duro.  Não parecia aborto.  No dia seguinte fui fazer outro usg.  Placenta embaixo, no orifício interno.  Possível causa da hemorragia.  Bebê bem, porém uma imagem no abdômen parecia onfalocele. Meu Deus!  Que desespero!  Eu sabia exatamente o que era pq tinha feito um  Trabalho no semestre anterior sobre isso.  Na semana seguinte eu iria fazer o morfológico de 12 semanas.  Fui.  Cheguei lá e ele disse que seria melhor fazer só com 13 semanas, pq daria para visualizar algumas coisas com mais nitidez.  Mas que, para eu não perder a viagem, poderíamos olhar o bebê.  Adivinha?  Lá estava aquele abaulamemto na inserção do cordão, exatamente como na semana anterior.  Olhamos membros e outros detalhes.  Tudo normal.  Ao dopler, parecia apenas uma dobra de cordão.  Mas uma dobra ficaria uma semana?  Voltei pra casa mais nervosa ainda!  Vontade de chorar, de gritar.  Medo de perder meu bebê.  Um terço dos bebês com onfalocele tem alguma outra má formação associada: cardíaca, gástrica... O outro um terço tem alguma síndrome incompatível com a vida: patal ou edwards. E o outro terço só tem a onfalocele.  A cirurgia costuma ser arriscada.  Muitos bebês saudáveis não resistem e contraem infecções.  Meu Deus!  Como seria com meu bebê?  Em que terço ele estaria?  Se estivesse no terço mais saudável, resistiria à cirurgia?  Onde nasceria?  Onde seria internado e onde seria operado?  Quem cuidaria da Rebeca enquanto eu estivesse no hospital? E se não sobrevivesse?  Como eu contaria para as crianças?  Como eles lidariam com isso? E a semana demorou muito pra passar!  Com 13 semanas voltamos para o usg.  E o riso de alívio do médico do usg até hoje está na minha cabeça!  Nada!  Não tinha nada!  Ele definitivamente não tinha onfalocele!  E pelas medidas da TN, aparentemente não tinha nenhuma síndrome!  Mas quem disse que sosseguei?  Com 19 semanas eu fiz outro usg, mas pelo sus.  Nessa época surgiu a negação.  Eu não acreditava que realmente tinha perdido o outro bebê.  Surgiu a esperança de que ele estivesse ali, escondido...  Claro que não estava! E isso era horrível, pq eu sabia que não estaria...  Com 24 semanas o usg morfológico do segundo trimestre mostrou que meu bebê era um menino aparentemente saudável.  Foi o último usg.  O resto da gestação foi de muita apreensão.  Eu queria que o bebê nascesse logo, pq só assim que eu conseguiria ver que ele era saudável e que estava bem. Já no fim da gestação eu cismei até com o pezinho dele.  Será que eram tortos?  Pq ele nunca chutava minhas costelas.  Ele ficava com os pés perto da cabeça.  Será que essa posição não prejudicou o pé dele?  Sim!  Até isso!!! Enfim, foi uma gestação com muita angústia e pouco choro, pois nunca me permiti chorar!  Nunca deixei essa preocupação, essa angustia sair!
Fechando o parênteses e voltando ao parto!
Tudo me irritou no fim da gestação.  Eu queria ver o fim logo.  E antes do TP isso não poderia ser diferente!  Contrações esparsas que passavam me irritavam completamente! Lá pelas 3 da manhã eu ainda não queria ir dormir. Já tinha enviado mensagem pra minha amiga Jamile.  Mas tontamente eu não vi que estava sem internet.  Não queria chamar ninguém ainda, pq realmente eu não sentia nada que indicasse que nasceria logo.  Se surgia uma contração mais dolorida, eu pedia para o Rafa apertar meu quadril ou massagear minhas costas.  A contração não durava mais de 30 segundos, sendo que nos 15 segundos a dor já sumia.  Definitivamente eu não ia parir assim...  Pra que chamar alguém???
Quando era 3:40 eu me irritei!  Chega!  Preciso dormir ou preciso parir!  Se da outra vez, no chuveiro, algumas contrações apareceram, dessa vez elas poderiam voltar!  Voltei pro chuveiro.  O rafa perguntou se eu queria ouvir a playlist do parto, mas eu não queria, afinal era do parto e eu não estava em TP.
Fui pro chuveiro.  E não demorou muito e as contrações de verdade apareceram!  Eu não iria dormir!  Eu iria parir!  O que era aquilo?  Que dor era aquela?  Não senti isso no parto da Rebeca!  Senti isso no parto do Francisco!  Chamei o Rafa.  Cadê o sinal de celular? Não tinha sinal nem de celular nem de internet.  Um deles deve voltar logo.  "Rafael, pelamordedeus, não sai daqui de perto de mim!" A cada contração eu ia entrando na partolândia!  Peguei uma toalha e pendurei no registro geral do banheiro.  A contração vinha e eu me pendurava na toalha. E pedia pro rafa fazer massagem nas minhas costas ou apertar meu quadril.  Quando passava, eu sentava num banquinho que estava dentro do box.  Parecia que, do término de uma ao começo de outra, o intervalo estava de cerca de um minuto...  Parecia.  Mas a percepção de tempo acaba nessas horas...
Em algum momento o rafa disse que a piscina estava quente.  Eu queria ir, mas estava morrendo de medo de parar tudo.  Eu estava cansada de sentar e levantar.  Queria deitar...  Mas e se a combinação deitar na piscina+piscina quentinha=parar tudo???  Rafa me encorajou falando alguma coisa.  Ou não.  Não lembro.  Lembro que senti uma contração no chuveiro, saí e senti uma ainda no banheiro.  Dispensei a toalha e fui pra piscina.  Pedi meu top. Pedi pra ligar a playlist! Senti algumas contrações na piscina.  Era muito mais fácil de lidar com elas lá!  E elas não pararam!  Mas eu conseguia conversar entre elas!  E lá eu fiquei.  Quase deitada.  Nas contrações eu dava uma mão para o rafa e vocalizava.  Era um aiiiiii...  Que terminava com um puxo.
Opa!  Vc disse "puxo"?  Se tinha puxo, tinha bebê baixo!  Fiz um toque.  Uma bordinha fina de colo...  Em um momento, no fim das próximas contrações, um pouco de sangue saiu junto com a força involuntária que eu fazia.  Na hora eu soube que estava com a dilatação completa.  Pedi pra acordar os meninos.  Acho que foi nessa hora.  Ou foi antes...  Já não lembro.  Sei que eles acordaram um pouco depois das 5 horas.  Carinhas de sono, sentaram todos na frente da piscina e lá ficaram, como quem assiste a um filme!  Falavam pouco.  Brigaram quase nada.  O bebê ia nascer!  "Rafael, se vc sair daqui eu te mato!"
Em alguma contração eu tive a impressão que a bolsa tinha estourado.  Toquei e senti algo grosso e duro.  Declarei: ele é careca!  As contrações se tornaram longas e muito doloridas.  O puxo era involuntário, mas ele parecia não sair do lugar!
Comecei a pensar: deitada aqui vai ser difícil ele descer, girar tudo o que precisa e sair...
Eu não estava deitada, mas era essa a impressão que eu tinha.  Comecei a planejar uma mudança de posição.  Eu não conseguia falar entre as contrações.  E não queria mudar de posição sem contração, mas tbm não conseguiria mudar durante uma contração...  Planejei direitinho! Ia esperar começar a contração e, segurando a mão do rafa, usaria de alavanca para ficar de joelhos.  Comecei a mudar de posição.  A mudar as pernas e ir virando.  E, como planejei, fiquei de joelhos no início de uma contração.  Foi uma mudança tão brusca que o rafa pensou que eu tivesse escorregado!!!!
E foi quase instantâneo! A dor ficou muito forte!  E então aconteceu: eu gritei!  Gritei muito!  Gritei tudo o que podia gritar!  Gritei todas as dores que não gritei na gestação.  Gritei o gêmeo perdido. Gritei o sangue escorrido. Gritei a onfalocele. Gritei a esperança que tive. Gritei o medo de ter perdido o bebê.  Gritei o medo das síndromes.  Gritei o medo do pé torto.  Gritei, gritei, gritei!  E no meio dos gritos a bolsa realmente estourou bem na minha mão.  E a cabeça dele desceu e senti os cabelinhos!  Em meio aos gritos, com a voz tremida, eu disse sorrindo "ele tem cabelo, sim!"
"Quando um certo alguém
Desperta um sentimento
É melhor não resistir
E se entregar"
E era a hora que eu gritava :"veeeem, rodrigoooo! Veeeeem"
Eu queria que tudo aquilo acabasse.  Eu queria ver meu filho!  E aí surgiu o círculo de fogo! Queimava muito.  Muito.  Meu períneo todo esticado na minha mão me apavorou!  Comecei falar: "tá queimando. Tá queimando muitoooo".  Queria empurrar. Sentia necessidade de empurrar, mas tinha medo de sentir o períneo rasgando na minha mão.  E em uma contração a cabecinha começou a sair lentamente e eu senti na minha mão cada milímetro saindo.  Quando senti a orelhinha dele eu apalpei o pescocinho.  Rebeca e Francisco nasceram em uma única contração.  Então eu esperava que o corpinho fosse escorregar.  Mas não.  A contração passou.  No pescoço eu senti duas circulares.  Tudo bem!  Isso não me apavorou.  O que me apavorou foi a dor absurda que eu sentia dentro de mim!  O círculo de fogo tinha passado, mas a dor que ficou lá dentro, acredito eu que pela pressão do corpinho dele, me apavorou.  Comecei a pedir ajuda.  Um pedido sem sentido.  Era só um pedido, mas eu sabia que o corpinho sairia na próxima contração.  Mas doía tanto...  Eu dizia: "me ajuda, tira ele daqui!" E comecei a senti ele girando e... Ops... Um ombrinho saiu e o corpinho deslizou...  Eu disse: ai! Tá nascendo, tá saindo.  Saiu!  Nasceu!!!
E assim eu peguei meu filho dentro d'Água.  Levantei e contei: "uma, duas" enquanto tirava as circulares. E a hora que o Henrique falou foi: 5:40.
Nesse momento uma bolha se formou em torno de nós dois.  Eu olhei o rosto, olhei os pés, olhei a barriga! Ele era perfeito!  Lindo!  Cheio de vernix.  Até no rosto tinha vernix!  Mas era lindo!  Chorou!  Eu senti o cordão pulsando e quis guardar esse sentimento pra sempre.  Era só o que eu queria sentir: o cordão pulsando!!!!
Quando a bolha estourou eu quis sair da piscina.  Pedi pro rafa ir avisar que tinha nascido.  Agora ele poderia sair de perto de mim.  Lá fora já estava claro!
E assim Rodrigo nasceu.  Num parto que durou nove meses!  Num parto que doeu por nove meses.  Num parto com gritos, pq, sim!  Pq eu precisei gritar!  Pq eu precisei segurar a mão do Rafael durante todo o tempo.  Pq eu precisei dos meus filhos olhando.  Pq eu precisei ficar acordada, pq precisei parir Rodrigo.

Rodrigo, meu sexto filho, nasceu em uma sexta-feira, 31 de julho, as 5:40 da manhã.  Nasceu em casa, na água, com duas circulares de cordão pra enfeitar o pescoço.  Pesou 3,940 kg. Foi meu terceiro parto depois de três cesáreas.


Descrição: a piscina está no centro da foto e estou dentro dela, reclinada para trás, com os braços abertos para cima encostando as mãos na parede. Estou usando um top e editei as partes que não podem aparecer kkkk. Do lado de fora da piscina está Rafael (marido), sentado e com uma das mãos segurando o meu braço.

Descrição: estou dentro da piscina, deitada um pouco de lado com a cabeça apoiada na borda. estou com os olhos fechados e demonstro cansaço. Rafael está segurando minha mão, mas só aparece as mãos dele.
Descrição: Nessa foto aparece Pietro quase de costas. ele está com o cotovelo apoiado na borda da piscina e a mão segurando o queixo.  parece que me observa atentamente. Na frente dele está Rafael sentado do lado de fora da piscina.  Eu estou dentro da piscina de joelhos com a cabeça apoiada no braço do Rafa. Ele tem uma das mãos nas minhas costas.

Descrição: eu gosto muito dessa foto, pois para mim relembra o apoio que o Rafael me deu. Ele está sentado do lado de fora da piscina e eu estou de joelhos dentro da piscina, com o rosto no ombro dele. Ele está me abraçando, com uma das mãos no meu braço.  Essa foto foi segundos antes de Rodrigo nascer.

Descrição: Foto mais emocionante de todas! De joelho na piscina, mas com o corpo reto, estou com Rodrigo no colo tirando as duas circulares de cordão. O corpinho dele está repleto de vérnix. Rafael tem a mão esticada em nossa direção.

Descrição: Estou sentada na piscina com Rodrigo aninhado no colo. Estou de cabeça baixa olhando para ele. Ele tem o corpo coberto de vérnix e os olhos estão abertos olhando para mim.

Descrição: a foto do amor. Se o amor pudesse ser fotografado, essa seria uma foto dele. Ainda estou dentro da piscina, mas agora estou perto do Rafael, que está sentado fora, no chão. Estou mostrando Rodrigo para ele. Rodrigo está no meu colo, cheio de vérnix, de olhinhos fechados. Rafael está olhando para ele e estamos com nossas cabeças bem próximas. Quem conhece o Rafael sabe que ele está chorando.

Descrição: pouco antes de sair da piscina, seguro Rodrigo deitado em meus braços. Ele está com uma touca azul que fiz quando estava grávida da Rebeca. Estou com a cabeça baixa, olhando para ele. Ele está de olhos fechados e dá para notar que é bem gordinho e bochechudo. 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Contagem regressiva: 39 sem e 3 dias

Quinta feira. 30 de julho
Dormi com contrações leves acordando com cada uma.  Ou seja, dormi mal...
Acordei bem, mas com contrações leves.  Não quis alarmar ninguém.  Afinal, já aconteceu de começar e parar na gravidez da Rebeca.  Imagina se acontece de novo?
E a coisa não parecia que ia engrenar mesmo...
Conversei no WhatsApp com as enfermeiras, conversei no face com azamiga Índia...
Agora estamos bem, visto que estou até aqui, escrevendo kkkk
Contrações leves a média a cada 4 ou 5 minutos... Durando 40 a 60 segundos...
Mas vou tentar dormir um pouco.  Por via das dúvidas, a piscina já está cheia...
Vai que...